Melhores Leituras de 2014

home2Há mais de 3 anos compartilhei as melhores leituras que fiz ao longo do ano de 2010. Entre aquela post e hoje já tive a oportunidade de ler inúmeros livros, uns excelentes[1], outros nem tanto[2]. Resolvi dar uma olhada apenas naqueles que li no último ano e escolher cinco que se destacaram.

1. Deleitando-se na Trindade – Michael Reeves

Para os que consideram a doutrina da Trindade como inócua ou apenas como um apêndice ao Cristianismo, bem como para os que desejam aprofundar-se no maravilhoso conhecimento de quem Deus é e quais as implicações decorrentes de conhecê-lo, recomendo demais a leitura desse livro. O que mais me chamou atenção no livro foi, sem dúvidas, aprender mais acerca do amor eterno da Trindade, derramado sobre nós na criação, na redenção e no processo contínuo de santificação. Livro simples, claro e belo. Ao lê-lo podemos compreender melhor o seu título e nos deleitarmos no nosso bom Deus!

2. Olam (Livro 1: Crônicas de Luz e Sombras) – L. L. Wurlitzer

Em 2013 e 2014 tenho tentado ler mais histórias de ficção. Tive a oportunidade de ler excelentes autores cristãos (C. S. Lewis, J. R. R. Tolkien…) e não cristãos (George Orwell, Machado de Assis, Aldous Huxley…). O livro de Olam não deixa nem um pouco a desejar em comparação com os livros de autores já consagrados. Ele tem inúmeras características que devem nos estimular a lê-lo: uma história bem desenhada e emocionante, belas poesias e paisagens, uma antropologia em cores bem definidas, uma mitologia não trabalhada em literatura similar (a hebraica), um pano de fundo desenhado sobre uma cosmovisão cristã sólida… Como homem caído e redimido identifiquei-me bastante com o personagem central e as batalhas do seu coração. Achei o livro simplesmente fascinante – ainda pretendo escrever algo mais sobre ele ao longo desse ano. O livro é o primeiro de uma trilogia que já tem dois livros publicados pelo autor brasileiro L. L. Wurlitzer. Espero em breve ver esse livro comentado por muitos brasileiros e traduzido para outros idiomas, levando pessoas de nossa nação e de outras a terem prazer na história do mundo de Olam!

3. A Grande Comissão – Michael Horton

Já coloquei uma resenha (meio longa… rsrs) no site. No tema da grande comissão acredito que existem poucos materiais tão sólidos e bíblicos escritos em nossa época. Em um tempo marcado pela sobreposição da forma em relação ao conteúdo, da ênfase na contextualização em detrimento da fidelidade doutrinária, esse livro nos chama a olhar para a Bíblia! Na Bíblia encontramos a nossa missão, o conteúdo dessa missão, a forma que devemos cumprir tal missão e, ainda, é nela que achamos o poder para realizar a missão! Faria muito bem aos cristãos pararem para refletir em livros como esse.

4. Uma Força Medonha – C. S. Lewis

Terceiro livro da Trilogia Cósmica de C. S. Lewis, trabalha o tema do confronto entre o bem/luz e o mal/trevas em uma história bem escrita e muito interessante. Apesar de esse ser apenas um dos poucos temas que o autor aborda, esse foi o que ficou mais forte para mim. Assim como na história de C. S. Lewis: (1) muitos indivíduos vivem alheios ao fato de que existe uma antítese fundamental no cosmos, travada entre o reino de Deus e o reino parasita de Satanás; (2) muitos se desesperam não entendendo que, por mais que nossa experiência imediata pareça nos apontar o contrário, a vitória do reino de Deus já está definida e só aguardando o momento perfeito para que se revele completamente; (3) Deus usa pessoas ordinárias para realizar suas obras, conforme a Sua vontade. Toda a trilogia é bastante intrigante, revelando muito da visão de mundo do seu autor – especialmente o segundo livro – e nos confrontando com verdades difíceis, mas belas.

5. Privatize Já – Rodrigo Constantino

No Brasil contemporâneo, o tema da privatização é um tabu! Poucas pessoas realmente entendem algo sobre esse tema, mas muitas estão prontas a estabelecer como verdade absoluta que “privatizar é ruim”. Em contraste a essa percepção, os fatos parecem demonstrar que, na realidade, a privatização fez muito bem pelo Brasil. O autor segue essa linha e, analisando os fatos relacionados, nos demonstra seu impacto econômico e social – gostei bastante do seu artigo sobre a telefonia brasileira. Ele demonstra ainda o longo caminho que podemos percorrer com novas privatizações a serem realizadas. A crítica principal que tive ao livro foi o fato de o autor ir ao extremo libertário em sua abordagem. Entretanto, tendo em vista o contexto brasileiro atual, acredito que o livro nos ajude a repensar alguns pressupostos que aceitamos sem criticar – desde o berço, desde a escola ou desde a faculdade.

Gostaria de finalizar dizendo que, cada vez mais, a frase “O modo como vemos o mundo pode mudar o mundo” (Charles Colson) tem feito sentido em minha vida. Inúmeros pressupostos falsos que compunham a minha cosmovisão têm sido repensados e substituídos ao longo dos últimos 5 anos. A leitura de livros, em especial da Bíblia, com o auxílio gracioso do meu bom Deus, da minha esposa e das pessoas que Ele tem colocado em minha vida, são fatores definitivos nessa caminhada.

Soli Deo Gloria

_________

[1] Verdade absoluta – Nancy Pearcey, Calvinismo – Abraham Kuyper, Faça Alguma Coisa – Kevin DeYoung, Pombas e Gaviões – Percival Puggina, 1984 – George Orwell, dentre outros. Para uma lista com meus livros favoritos, visite: http://www.skoob.com.br/estante/livros/8/173785/ – [é preciso criar um login no site antes].

[2] O Anticristo – Nietzsche, O Livro Mais Mal-Humorado da Bíblia – Ed René Kivitz, Caminho a Cristo – Ellen G. White, A gênese judaica dos direitos humanos – Waldemar Zveiter, Manifesto do Partido Comunista – Karl Marx e Friedrich Engels, dentre outros.

Esse post foi publicado em Nova Mente e marcado , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Melhores Leituras de 2014

  1. Pingback: As melhores leituras de 2017 |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s